Pais e Educadores

Categorias de mangá

No Japão as categorias de mangá não designam um género de mangá específico mas sim a demografia e o alvo editorial do mangá, normalmente de acordo com a revista em que foi originalmente publicado.
Assim temos:
Shonen

Significa rapaz e designa uma categoria de mangá e anime dirigida a rapazes, tipicamente dos 8 aos 16 anos. É a categoria mais popular de mangá e hoje é lida também por muitas raparigas.

A revista shonen mais famosa é a Weekly Shonen Jump da Shueisha.
As séries mais famosas são Dragonball, Naruto e One Piece.

Shojo
Significa jovem rapariga é uma categoria de mangá dirigida a raparigas, dos 8 aos 18 anos.
Estas publicações têm a sua origem no início do século XX com mangá dedicado a raparigas, pois o sistema educativo tornou-se não misto a meio da era Meiji.
Teve o seu auge nos anos 70, com cada vez mais mulheres a tornarem-se mangaka, e o grupo do ano 24 composto por autoras nascidas em 1949, das quais se destacam Ikeda Riyoko, autora de A Rosa de Versailles, Hagio Moto e Takemiya Keiko que vão criar o shonen-ai ou yaoi que retrata histórias de jovens adolescentes masculinos num contexto erótico.
Com o tempo as barreiras entre Shonen e Shojo têm-se esbatido.
Dentro das séries recentes mais populares destacamos Sailor Moon, Nana, Fruits Basket e Vampire Knight.

Seinen
Significa homem jovem, é uma categoria de mangá dirigida a jovens adultos do sexo masculino dos 15 aos 30 anos.
Na sua génese está o estilo gekiga, nascido no pós guerra e caracterizado por temáticas mais violentas, realistas e com cenas sexualmente explícitas.
Entre os autores de nomeada do gekiga destacamos Tatsumi Yoshihiro, Shirato Sempei (Kamui) e Saito Takao (Golgo 13), e a sua revista mais conhecida foi a Garo.
Em relação ao shonen o seinen caracteriza-se em geral por um estilo mais realista, com mais trama, traços mais trabalhados e um trabalho de estrutura de página mais criativo, isto apesar de partilhar muitos dos códigos do shonen.
Revistas populares incluem a Weekly Young Magazine, Weekly Young Jump e Big Comic Original.
Séries populares incluem Berserk, Gantz e Hellsing.

Josei 
Significa mulher e é uma categoria dirigida a mulheres dos 15 aos 30 anos de idade.
Contrariamente ao shojo que trata os temas amorosos de forma edulcorada, cómica e geralmente nem imoral nem demasiado violento, o Josei aborda os temas de maneira mais séria, crua e mais violenta psicologicamente.
Os subgéneros incluem ficção-científica, amor entre rapazes (Boys Love, BL, yaoi), romances históricos e mangas sobre culinária.
Pouco traduzidos no ocidente, destacamos os títulos Princess Jellyfish e Nodame Cantabile.

Origem: wiki.fr, fanlore.org