José Carlos Fernandes

Biografia

 
José Carlos Fernandes

Nasceu em Loulé, no sul de Portugal. Não teve qualquer formação artística e se, na infância, manifestou alguma inclinação para o desenho, nunca a desenvolveu, pois em jovem era assaz preguiçoso e abúlico.

Despertou tardiamente para a BD quando, em 1989, se deparou, numa revista, com um anúncio a um curso por correspondência de “Estratégias de venda porta-a-porta”. Preencheu o cupão respectivo, mas um erro dos correios fez com que recebesse antes o “Curso de Arte Narrativa Sequencial em 24 Fascículos”. Hoje arrepende-se amargamente, pois esta decisão trouxe-lhe pouco dinheiro e muitas ralações.

Apesar de vários avisos sensatos e bem intencionados, persistiu, até 2006-7, na produção de uma imensa quantidade de histórias, progressivamente mais lunáticas e desequilibradas – há quem o interprete como sintoma da acumulação de metais pesados no sistema nervoso, possivelmente em resultado de uma intoxicação crónica durante a fase da vida em que fez investigação científica.
Uma queixa frequente dos leitores, tem a ver com as biografias de JCF em livros e catálogos de exposições. Entre outras bizarras, JCF tinha o hábito bastante irritante de se apresentar como autor já falecido.

A verdade é que não é visto em público há muito e não possui perfil no Facebook ou quinta no Farmville, dando azo a que pululem boatos que lhe atribuem ocupações tão diversas como redator dos tweets de Sua Santidade, ou instrutor de badminton e personal shopper de Kim Jong-un.

Autor de:

Publicações relacionadas:

Artigos relacionados: